FEIRAS

Feiras - Notícias
Aug 05

Mercadinho de Artes e Mostra Artesanal

O "Mercadinho de Artes e Mostra Artesanal | Feira sem regras" é um certame idealizado com o objetivo de fomentar o artesanato, as artes e os saberes tradicionais da nossa região. Neste sentido, de 08 a 10 de agosto de 2014, irá decorrer, no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira, a 2ª Edição deste certame.

Para mais informações e/ou esclarecimentos adicionais poderá contactar o Núcleo de Desenvolvimento Social, Cultural e Económico | Serviço de Turismo e Ação Cultural | Posto de Turismo através do telefone 235 770 113 ou do e-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , morada: Câmara Municipal de Góis | Praça da República, 3330-310 Góis| www.cm-gois.pt .

Enviar por E-mail Versão para impressão
Jun 20

‘FIA Lisboa – Um mundo de Culturas’, na FIL

Lisboa, 20 de Maio de 2014 – Entre 28 de Junho e 6 de Julho a FIL, no Parque das Nações, volta a ser palco da maior Festa intercultural da Península Ibérica, voltando a receber FIA Lisboa – Um mundo de culturas na sua 27ª edição.

Instituto de Emprego eFormação Profissional e contando com o apoio das Comunidades Intermunicipais e das Entidades Regionais de Turismo, a FIA Lisboa traz à capital durante 9 dias um verdadeiro mundo de culturas,tradições e artes.
Nos mais de 30 mil m2 de área interior e exterior, o evento permite que o público visitante viaje pelos melhores sabores e saberes de Portugal e de dezenas de países, dos cinco continentes. Nesta edição, a Argélia é o País Convidado da FIA Lisboa e Moçambique
confirma também a sua presença no salão com uma representação oficial.
Ao longo dos seus 26 anos de história, a FIA Lisboa tem vindo a alcançar uma simbiose perfeita entre os territórios, tradições e produtos endógenos, tornando-se num veículo ímpar e privilegiado para a divulgação do Artesanato e Gastronomia Regionais e da Cultura dos Povos presentes no salão.
Na edição de 2014 o certame, que todos os anos recebe milhares de visitantes de todo o país, assume-se como uma plataforma deexcelência para a promoção do desenvolvimento regional e das culturas locais, que formam a identidade etnológica nacional, por via do artesanato, da gastronomia, das actividades culturais e turísticas, do património e recursos naturais e fontes de sustentabilidade da economia local.
Dirigido a profissionais e apreciadores dos ofícios artesanais, artes e design, assim como aosinteressados no artesanato enquanto manifestação cultural, na FIA Lisboa 2014 os visitantes poderão conhecer e adquirir desde das mais tradicionais às mais originais e contemporâneas.

Destaques FIA LISBOA 2014

Semana da Gastronomia Tradicional

Na edição de 2014, para além dos produtos artesanais levados pelas centenas de expositores presentes na feira, a FIA Lisboa dá especial destaque à gastronomia promovendo a Semana da Gastronomia Tradicional. A arte da cozinha é também reflexo da multiculturalidade dos povos, com os seus produtos e paladares característicos. Nesta 27ª edição o espaço gastronómico promete cativar os visitantes pelos cheiros, cores e, especialmente, sabores mais icónicos da gastronomia tradicional portuguesa. O salão acolhe ainda um vasto programa de actividades culturais (música, dança, folclore, desfiles, workshops, seminários, entre outros) que prometem trazer animação, ritmo e cor à FIL.

• Argélia – País Convidado

 
Considerando o património cultural e histórico da República Democrática e Popular da Argélia, a sua importância como produtor de artesanato, o seu papel geoestratégico no Magreb considera-se de redobrado interesse e justificação o destaque de "País Convidado" numa demonstração das suas capacidades e potencialidades culturais e económicos como factores potenciadores de aproximação e de incremento de relações comerciais entre Portugal e a Argélia.

• Revitalização do artesanato ao serviço do desenvolvimento local e do emprego

Em parceria com Associações de Artesãos, Entidades ligadas ao Desenvolvimento Regional, Cultura e Turismo, Câmaras Municipais e Associações de Desenvolvimento Local a FIA Lisboa 2014 inova o seu conteúdo, com mostras colectivas e actividades de promoção do património histórico, cultural, etnográfico, gastronómico e paisagístico das regiões. Estão já confirmadas 17 associações de artesãos e um aumento significativo de participações de entidades públicas e privadas.

• Prémios Artesanato Tradicional e Contemporâneo FIA LISBOA 2014

 
Este Prémio, instituído pela Fundação AIP, é uma iniciativa de valorização dos artesãos portugueses, privilegiando as suas competências técnicas, a sua capacidade estética e criativa assumindo-se igualmente como um factor de incentivo à inovação e ao rejuvenescimento social e cultural das artes e ofícios tradicionais.

• Tendências de Moda

Apresentação das principais tendências de moda e consumo a nível mundial. Em parceria com o Centro de Formação Profissional do Artesanato - CEARTE e a participação de uma das mais conceituadas especialistas mundiais a FIA LISBOA 2014 dará a conhecer as tendências e adaptações ao sector das artes e ofícios em Portugal. Aliando novas tecnologias a formas tradicionais, criando novas formas utilizando velhas tecnologias, adaptando saberes antigos a conceitos modernos, cruza-se o trabalho de artesãos e designers (criadores e criativos) em parcerias mutuamente criativas e compensadoras, competitivas nos mercado globais e apontadas para os caminhos de vanguarda.

• 1º Festival do Marisco em simultâneo com a Fia Lisboa 2014

Evento de cariz gastronómico, inédito em Lisboa, focalizado em pratos confeccionados à base de mariscos proporcionando a possibilidade de degustar toda a diversidade da oferta nacional.

 

Mais informações em www.fialisboa.fil.pt
FIA Lisboa 2014
FIL - Parque das Nações (Lisboa) | 28 de Junho a 6 de Julho de 201

............................................................

Horários:
Área Exposicional | 15h00 às 24h00
Área de Gastronomia | 12h30 às 24h00

Bilheteira

 Individual | 5,00 Euros
Estudantes, Cartão Jovem, Seniores (> 65 anos) | 2,50 Euros
Crianças até aos 10 anos | Entrada Gratuita

 

Enviar por E-mail Versão para impressão
Jun 06

Feira de Milão 2014 “L’Artigiano in Fiera – Milano”

No âmbito da realização da Feira de Milão 2014 "L'Artigiano in Fiera – Milano", a diretora do certame, Roberta Roffi, deslocou-se a Portugal, entre os dias 4 e 6 de junho.

No decorrer da sua estadia no nosso país, realizou visitas às sedes das empresas e artesãos, que vão marcar presença na Feira de Milão, para conhecer as instalações, produtos, produtores/artesãos e, ainda, tratar de documentação relativa ao evento.

Acompanhada pelo Presidente da Associação de Artesãos Serra da Estrela, João Mário Amaral, percorreu o norte e centro de Portugal.

Enviar por E-mail Versão para impressão
May 23

Preçário FIA/AASE

Para os interessados sobre o certame FIA 2014: informações adicionais

Preçário FIA/AASE

Stand 2Frentes – 6m2 (equipado com alcatifa, holofote, armazém e lettring)
Stand 1Frente – 6m2 (equipado com alcatifa, holofote, armazém e lettring)

*Ambos os stands têm o preço de 565,00 € / iva Incluído

 

         

Enviar por E-mail Versão para impressão
May 02

I Feira da Solidariedade, Gastronomia, Música e Artesanato da Associação de Solidariedade Social de Lagarinhos -Gouveia

A Associação de Solidariedade Social de Lagarinhos, no Concelho de Gouveia irá realizar pela primeira vez uma Feira com o objetivo de angariar verbas para a Instituição poder continuar a desenvolver ajuda aos mais necessitados.
Feira essa que se enquadra num projeto que visa envolver a comunidade e o Concelho em prol de causas sociais.

A feira da solidariedade pretende envolver diversos atores das mais diversas atividades e ramos da região da Serra da Estrela, nomeadamente vamos ter "barraquinhas" onde os artesãos poderão divulgar e vender produtos, bem como os agricultores, produtores de vinho, produtores de enchidos e queijo serra da estrela, ou, qualquer cidadão que tenha um negócio e que o queira divulgar nessa feira.

O certame irá realizar-se no dia 08 de Junho de 2014, e decorrerá das 08.00 manha até à noite. As barraquinhas serão gratuitas para quem manifestar interesse em participar.
A par das atuações musicais e das barraquinhas de vendas de produtos agrícolas e artesanais tenciona-se confecionar alimentação à boa moda da beira.

Se manifestar interesse em participar, pode contar o Técnico Luis Silva através do telefone 966386244/238487953 ou fazer a sua inscrição para o seguinte email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Contamos consigo.

Enviar por E-mail Versão para impressão
May 02

“Artes e Ofícios Tradicionais: Negócios com Futuro?”

A VERDE NOVO e o Porto.pt organizam nos próximos dias 8 e 9 de Maio, em Ribeira de Pena,  o evento "Artes e Ofícios Tradicionais: Negócios com Futuro?" Estarão presentes, vindos dos mais variados pontos do País:

Artesãos
Designers
Arquitetos
Fornecedores
Clientes
Organismos de Certificação
Entidades Financiador
Promotores
Marketeers
Associações

Gostaríamos de convidá-lo a participarem neste evento que pretendemos de facto mobilizador do setor das Artes e Ofícios e uma boa oportunidade de partilha de informação, promoção de parcerias e potenciação de negócios.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição e confirmação.

Toda a informação relativa ao evento pode ser consultada em www.verdenovo.pt/plataformadosofiocios

Enviar por E-mail Versão para impressão
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >> Pág. 7 de 20

A importância das Feiras

As feiras representam uma parte importante na vida do artesão. É através delas que o artesão mostra o seu trabalho, contacta directamente com o público e arrecada uma importante fatia económica à sua subsistência.

Através das feiras o artesão pode buscar e explorar mercados mais longe, com características diferentes, buscar ideias para inovar, tomar conhecimento de novas matérias e materiais.

Adequar as feiras aos produtos e os produtos às feiras, é fundamental. A AASE tem já um longo percurso de participação em feiras, no país e no estrangeiro. A mais antiga feira em que participa é a Feira de Milão que recebe a participação portuguesa desde 1992.

Sempre que vale a pena uma feira, a AASE organiza uma participação conjunta, tratando da parte logística e negociação de condições de participação.

Informação sobre feiras

Ao longo do ano a AASE compila a informação vai chegando e divulga-a pondo-a à disposição dos artesãos.

Se desejar divulgar uma Feira ou evento relacionado com o Artesanato por favor envie a informação para o nosso email info@aasestrela.com assim como o material de divulgação que possua.

Associação de Artesãos da Serra da Estrela e Região Centro (c) 2010                                             Ideias Soberbas