FEIRAS

Feiras - Notícias
Jul 16

Feira Internacional do Artesanato

Estimados Associados,

 

Chegou ao fim mais uma edição da FIA (Feira Internacional do Artesanato), que decorreu na FIL (Feira Internacional de Lisboa), de 17 de Junho a 05 de Julho.

Este evento contou com a participação dos nossos artesãos e associados, no espaço do Turismo do Centro de Portugal (Pav. 1 e 3) e nas ilhas da Associação de Artesãos Serra da Estrela (Pav. 1).

Foram, também, recebidos com grande honra o o Sr. Ministro da Solidariedade e Segurança Social, Sua Excelência Dr. Pedro Mota Soares, Sr. Secretário de Estado do Turismo, Sua Excelência Dr. Adolfo Mesquita e o Sr. Secretário de Estado do Emprego, Sua Excelência Dr. Octávio Oliveira.

Veja as fotos aqui: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=415653541959374&id=258602610997802

Saudações Associativas.

Enviar por E-mail Versão para impressão
May 27

FIA - Feira Internacional de Lisboa 2015

A todos os artesãos/ãs interessados em comprar stands à Associação de Artesãos Serra da Estrela para participarem na FIL-Feira Internacional de Lisboa - 2015, poderão aqui verificar a Tipologia dos Stands, as dimensões e respetivos preços.
Para mais informações poderão entrar em contato connosco através do telefone: 238084100

 

Enviar por E-mail Versão para impressão
Mar 10

FIA 2015

A Feira Internacional de Lisboa (FIL), que decorre de 27 de Junho a 05 Julho.
Estão abertas as candidaturas à participação na FIA até dia 27 de março de 2015, com o apoio do IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Caso seja de seu interesse participar neste certame, preencha aqui a Ficha de Inscrição.
Consulte aqui o Regulamento.

A maior feira de artesanto e multiculturalidade da Peninsula Ibérica e a segunda maior da Europa, que apresenta o melhor das artes, saberes e sabores nacionais e internacionais. Um espaço de promoçao e venda com a maior oferta de produtos genuinos distinguidos de cada região e país.

Na edição de 2015 o certame, que todos os anos recebe milhares de visitantes de todo o país, assume-se como uma plataforma deexcelência para a promoção do desenvolvimento regional e das culturas locais, que formam a identidade etnológica nacional, por via do artesanato, da gastronomia, das actividades culturais e turísticas, do património e recursos naturais e fontes de sustentabilidade da economia local.

Dirigido a profissionais e apreciadores dos ofícios artesanais, artes e design, assim como aosinteressados no artesanato enquanto manifestação cultural, na FIA Lisboa 2015 os visitantes poderão conhecer e adquirir desde das mais tradicionais às mais originais e contemporâneas.

Enviar por E-mail Versão para impressão
Aug 05

Mercadinho de Artes e Mostra Artesanal

O "Mercadinho de Artes e Mostra Artesanal | Feira sem regras" é um certame idealizado com o objetivo de fomentar o artesanato, as artes e os saberes tradicionais da nossa região. Neste sentido, de 08 a 10 de agosto de 2014, irá decorrer, no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira, a 2ª Edição deste certame.

Para mais informações e/ou esclarecimentos adicionais poderá contactar o Núcleo de Desenvolvimento Social, Cultural e Económico | Serviço de Turismo e Ação Cultural | Posto de Turismo através do telefone 235 770 113 ou do e-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , morada: Câmara Municipal de Góis | Praça da República, 3330-310 Góis| www.cm-gois.pt .

Enviar por E-mail Versão para impressão
Jun 20

‘FIA Lisboa – Um mundo de Culturas’, na FIL

Lisboa, 20 de Maio de 2014 – Entre 28 de Junho e 6 de Julho a FIL, no Parque das Nações, volta a ser palco da maior Festa intercultural da Península Ibérica, voltando a receber FIA Lisboa – Um mundo de culturas na sua 27ª edição.

Instituto de Emprego eFormação Profissional e contando com o apoio das Comunidades Intermunicipais e das Entidades Regionais de Turismo, a FIA Lisboa traz à capital durante 9 dias um verdadeiro mundo de culturas,tradições e artes.
Nos mais de 30 mil m2 de área interior e exterior, o evento permite que o público visitante viaje pelos melhores sabores e saberes de Portugal e de dezenas de países, dos cinco continentes. Nesta edição, a Argélia é o País Convidado da FIA Lisboa e Moçambique
confirma também a sua presença no salão com uma representação oficial.
Ao longo dos seus 26 anos de história, a FIA Lisboa tem vindo a alcançar uma simbiose perfeita entre os territórios, tradições e produtos endógenos, tornando-se num veículo ímpar e privilegiado para a divulgação do Artesanato e Gastronomia Regionais e da Cultura dos Povos presentes no salão.
Na edição de 2014 o certame, que todos os anos recebe milhares de visitantes de todo o país, assume-se como uma plataforma deexcelência para a promoção do desenvolvimento regional e das culturas locais, que formam a identidade etnológica nacional, por via do artesanato, da gastronomia, das actividades culturais e turísticas, do património e recursos naturais e fontes de sustentabilidade da economia local.
Dirigido a profissionais e apreciadores dos ofícios artesanais, artes e design, assim como aosinteressados no artesanato enquanto manifestação cultural, na FIA Lisboa 2014 os visitantes poderão conhecer e adquirir desde das mais tradicionais às mais originais e contemporâneas.

Destaques FIA LISBOA 2014

Semana da Gastronomia Tradicional

Na edição de 2014, para além dos produtos artesanais levados pelas centenas de expositores presentes na feira, a FIA Lisboa dá especial destaque à gastronomia promovendo a Semana da Gastronomia Tradicional. A arte da cozinha é também reflexo da multiculturalidade dos povos, com os seus produtos e paladares característicos. Nesta 27ª edição o espaço gastronómico promete cativar os visitantes pelos cheiros, cores e, especialmente, sabores mais icónicos da gastronomia tradicional portuguesa. O salão acolhe ainda um vasto programa de actividades culturais (música, dança, folclore, desfiles, workshops, seminários, entre outros) que prometem trazer animação, ritmo e cor à FIL.

• Argélia – País Convidado

 
Considerando o património cultural e histórico da República Democrática e Popular da Argélia, a sua importância como produtor de artesanato, o seu papel geoestratégico no Magreb considera-se de redobrado interesse e justificação o destaque de "País Convidado" numa demonstração das suas capacidades e potencialidades culturais e económicos como factores potenciadores de aproximação e de incremento de relações comerciais entre Portugal e a Argélia.

• Revitalização do artesanato ao serviço do desenvolvimento local e do emprego

Em parceria com Associações de Artesãos, Entidades ligadas ao Desenvolvimento Regional, Cultura e Turismo, Câmaras Municipais e Associações de Desenvolvimento Local a FIA Lisboa 2014 inova o seu conteúdo, com mostras colectivas e actividades de promoção do património histórico, cultural, etnográfico, gastronómico e paisagístico das regiões. Estão já confirmadas 17 associações de artesãos e um aumento significativo de participações de entidades públicas e privadas.

• Prémios Artesanato Tradicional e Contemporâneo FIA LISBOA 2014

 
Este Prémio, instituído pela Fundação AIP, é uma iniciativa de valorização dos artesãos portugueses, privilegiando as suas competências técnicas, a sua capacidade estética e criativa assumindo-se igualmente como um factor de incentivo à inovação e ao rejuvenescimento social e cultural das artes e ofícios tradicionais.

• Tendências de Moda

Apresentação das principais tendências de moda e consumo a nível mundial. Em parceria com o Centro de Formação Profissional do Artesanato - CEARTE e a participação de uma das mais conceituadas especialistas mundiais a FIA LISBOA 2014 dará a conhecer as tendências e adaptações ao sector das artes e ofícios em Portugal. Aliando novas tecnologias a formas tradicionais, criando novas formas utilizando velhas tecnologias, adaptando saberes antigos a conceitos modernos, cruza-se o trabalho de artesãos e designers (criadores e criativos) em parcerias mutuamente criativas e compensadoras, competitivas nos mercado globais e apontadas para os caminhos de vanguarda.

• 1º Festival do Marisco em simultâneo com a Fia Lisboa 2014

Evento de cariz gastronómico, inédito em Lisboa, focalizado em pratos confeccionados à base de mariscos proporcionando a possibilidade de degustar toda a diversidade da oferta nacional.

 

Mais informações em www.fialisboa.fil.pt
FIA Lisboa 2014
FIL - Parque das Nações (Lisboa) | 28 de Junho a 6 de Julho de 201

............................................................

Horários:
Área Exposicional | 15h00 às 24h00
Área de Gastronomia | 12h30 às 24h00

Bilheteira

 Individual | 5,00 Euros
Estudantes, Cartão Jovem, Seniores (> 65 anos) | 2,50 Euros
Crianças até aos 10 anos | Entrada Gratuita

 

Enviar por E-mail Versão para impressão
Jun 06

Feira de Milão 2014 “L’Artigiano in Fiera – Milano”

No âmbito da realização da Feira de Milão 2014 "L'Artigiano in Fiera – Milano", a diretora do certame, Roberta Roffi, deslocou-se a Portugal, entre os dias 4 e 6 de junho.

No decorrer da sua estadia no nosso país, realizou visitas às sedes das empresas e artesãos, que vão marcar presença na Feira de Milão, para conhecer as instalações, produtos, produtores/artesãos e, ainda, tratar de documentação relativa ao evento.

Acompanhada pelo Presidente da Associação de Artesãos Serra da Estrela, João Mário Amaral, percorreu o norte e centro de Portugal.

Enviar por E-mail Versão para impressão
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >> Pág. 5 de 18

A importância das Feiras

As feiras representam uma parte importante na vida do artesão. É através delas que o artesão mostra o seu trabalho, contacta directamente com o público e arrecada uma importante fatia económica à sua subsistência.

Através das feiras o artesão pode buscar e explorar mercados mais longe, com características diferentes, buscar ideias para inovar, tomar conhecimento de novas matérias e materiais.

Adequar as feiras aos produtos e os produtos às feiras, é fundamental. A AASE tem já um longo percurso de participação em feiras, no país e no estrangeiro. A mais antiga feira em que participa é a Feira de Milão que recebe a participação portuguesa desde 1992.

Sempre que vale a pena uma feira, a AASE organiza uma participação conjunta, tratando da parte logística e negociação de condições de participação.

Informação sobre feiras

Ao longo do ano a AASE compila a informação vai chegando e divulga-a pondo-a à disposição dos artesãos.

Se desejar divulgar uma Feira ou evento relacionado com o Artesanato por favor envie a informação para o nosso email info@aasestrela.com assim como o material de divulgação que possua.

Associação de Artesãos da Serra da Estrela e Região Centro (c) 2010                                             Ideias Soberbas