FEIRAS

Jun 20

XVII Feira de Artesanato e Gastronomia e Mostra de Vinhos

A Câmara Municipal de Celorico de Basto está a organizar a XVII Feira de Artesanato e Gastronomia e Mostra de Vinhos a realizar de 14 a 17 de Agosto de 2014, com o objetivo de valorizar o artesanato, promover o turismo e património cultural, bem como os vinhos produzidos na região.

As inscrições devem ser dirigidas à Câmara Municipal de Celorico de Basto, Divisão de Serviços Sócio – Culturais, através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , acompanhadas de um cheque caução de 160 € (cento e sessenta euros), passado à Câmara Municipal de Celorico de Basto, importância que será restituída no final da Feira.

Esta caução não será devolvida em caso de desistência ou deterioração do stand. A ficha de inscrição deve vir acompanhada de uma foto que identifique o tipo de artesanato produzido, caso seja a primeira vez que efetue inscrição.

Dá-se preferência aos candidatos com tipos de artesanato característicos das respetivas regiões, reconhecidos como tal e devidamente catalogados segundo o Repertório das Atividades Artesanais – Portaria n.º 1193/2003, de 13 de Outubro, titulares da Carta de Artesão ou da Carta de Unidade Produtiva Artesanal.

Podem participar neste certame artesãos a título individual ou em representação de Câmaras Municipais, Regiões ou Comissões de Turismo, Associações de Artesãos, Juntas de Freguesia e entidades particulares, desde que representem artesanato genuíno.
Podem participar quaisquer outras entidades, a definir pela Organização, desde que, de algum modo, possam completar os objetivos do certame.

A participação na Feira de Artesanato de Celorico de Basto estará condicionada a uma seleção de inscritos. A Organização dá preferência a artesãos que permaneçam nos pavilhões a executar trabalhos ao vivo.

Os Stands que confecionem e ou vendam produtos alimentares, nomeadamente vinhos, doces, bôlas, pão com chouriço, etc., e os Stands de Serviços pagarão até ao dia 13 de Agosto, uma taxa no valor de € 50,00, pela participação na feira. A guia para o seu pagamento deverá ser solicitada no 2.º piso, na Secção de Gestão Urbanística, e Serviços Sócio Culturais da Câmara Municipal de Celorico de Basto, até às 16,30 horas.

A Organização reserva-se o direito de rejeitar inscrições que não representem artesanato nem se enquadrem no âmbito da Feira.
As candidaturas enviadas sem o cheque caução não serão consideradas.
As inscrições têm como data limite 27 de Junho de 2014

Enviar por E-mail Versão para impressão

A importância das Feiras

As feiras representam uma parte importante na vida do artesão. É através delas que o artesão mostra o seu trabalho, contacta directamente com o público e arrecada uma importante fatia económica à sua subsistência.

Através das feiras o artesão pode buscar e explorar mercados mais longe, com características diferentes, buscar ideias para inovar, tomar conhecimento de novas matérias e materiais.

Adequar as feiras aos produtos e os produtos às feiras, é fundamental. A AASE tem já um longo percurso de participação em feiras, no país e no estrangeiro. A mais antiga feira em que participa é a Feira de Milão que recebe a participação portuguesa desde 1992.

Sempre que vale a pena uma feira, a AASE organiza uma participação conjunta, tratando da parte logística e negociação de condições de participação.

Informação sobre feiras

Ao longo do ano a AASE compila a informação vai chegando e divulga-a pondo-a à disposição dos artesãos.

Se desejar divulgar uma Feira ou evento relacionado com o Artesanato por favor envie a informação para o nosso email info@aasestrela.com assim como o material de divulgação que possua.

Associação de Artesãos da Serra da Estrela e Região Centro (c) 2010                                             Ideias Soberbas