FEIRAS

Nov 07

XIV Festival de Sopas da Serra da Estrela


Vinte e duas sopas tradicionais, entre as quais quatro sopas do concelho de Seia, concorrem no próximo dia 10 de novembro ao XIV Festival de Sopas da Serra da Estrela.
O Festival de Sopas da Serra da Estrela é organizado pela ADRUSE - Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela e vai ter lugar no recinto da Adega Cooperativa de S. Paio, no concelho de Gouveia.
A concurso vão estar vinte e duas sopas tradicionais confecionadas no local maioritariamente por particulares, provenientes dos cinco concelhos de intervenção da ADRUSE, e que têm gosto e saber pelos usos e costumes dos produtos locais da Serra da Estrela.
Do concelho de Seia concorrem a Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH-IPG) de Seia, o Serviço de Emprego e Formação Profissional de Seia, o Páteo das Galinhas (Paranhos da Beira) e Manuel Braz Tavares (Carragosela).
A presidir ao júri desta edição vai estar o Chefe Hernâni Ermida, conhecido autor e apresentador de programas e livros de culinária e uma presença habitual nas Sopas da Serra da Estrela. Os prémios são distribuídos de acordo com três escalões: Sopa de Castanhas / Sopa de S. Martinho; Outro Tipo de Sopas; Profissionais de Restauração havendo um grande prémio para a Melhor Sopa do Festival.
O Festival de Sopas da Serra da Estrela é uma iniciativa que promove os produtos locais, e a própria região, sendo cofinanciada pelo subprograma 3 do PRODER, abordagem LEADER.
Enviar por E-mail Versão para impressão

A importância das Feiras

As feiras representam uma parte importante na vida do artesão. É através delas que o artesão mostra o seu trabalho, contacta directamente com o público e arrecada uma importante fatia económica à sua subsistência.

Através das feiras o artesão pode buscar e explorar mercados mais longe, com características diferentes, buscar ideias para inovar, tomar conhecimento de novas matérias e materiais.

Adequar as feiras aos produtos e os produtos às feiras, é fundamental. A AASE tem já um longo percurso de participação em feiras, no país e no estrangeiro. A mais antiga feira em que participa é a Feira de Milão que recebe a participação portuguesa desde 1992.

Sempre que vale a pena uma feira, a AASE organiza uma participação conjunta, tratando da parte logística e negociação de condições de participação.

Informação sobre feiras

Ao longo do ano a AASE compila a informação vai chegando e divulga-a pondo-a à disposição dos artesãos.

Se desejar divulgar uma Feira ou evento relacionado com o Artesanato por favor envie a informação para o nosso email info@aasestrela.com assim como o material de divulgação que possua.

Associação de Artesãos da Serra da Estrela e Região Centro (c) 2010                                             Ideias Soberbas