Sep 10

Historial

» A.A.S.E (Associação de Artesãos da Serra da Estrela) foi criada em 1992 por iniciativa de um pequeno grupo de artesãos do concelho de Seia. Pretendia-se na altura identificar e organizar a capacidade de oferta dos artesãos do concelho.

» Dada a dinâmica que rapidamente a A.A.S.E. criou quer na organização de participações conjuntas em feiras internacionais, quer na promoção dos seus artesãos e das suas produções rapidamente se transformou em associação de cariz regional da Serra da Estrela, viragem caracterizada pelo Presidente da Direcção no seguinte comentário. “Não era possível virar as costas a tantos colegas que não conseguiam dar o passo que nós demos.”

» A A.A.S.E. é neste momento a Associação representante da Federação Portuguesa de Artes e Ofícios para a Região Centro. Passam pela Associação de Artesãos todos os processos de candidatura à Carta de Unidade Produtiva Artesanal localizados na Região Centro.

» A associação é responsável desde 1993 pela realização anual da Mostra de Actividades Artesanais da Serra da Estrela”, que pretende agora ver transformada num evento de nível nacional.

FUNCIONAMENTO

» A Associação de Artesãos tem sede em Seia, possuindo já uma funcionária a tempo inteiro que permite à Associação ter um horário de atendimento das 14h às 18h, de Segunda a Sexta-Feira.

» Conta actualmente com cerca de 300 associados, dos quais mais de meia centena já apresentaram os seus processos para o recolhimento de Artesão/ U.P.A.

» As actividades da Associação são comunicadas a todos os sócios com uma regularidade mensal, assim como lhes é transmitida informação sobre nova legislação, da organização de feira e mostras e também informações da própria associação.

 

NOVA ÁREA DE ABRANGÊNCIA

NUTs III  -100 concelhos
novaarea

 PARCERIAS

A A.A.S.E. tem desenvolvido parcerias estratégicas em várias áreas e com diversos parceiros, tais como:
» C.E.A.R.T.E.;
» I.E.F.P. - Instituto do Emprego e Formação Profissional;
» A.D.R.U.S.E.;
» Governo Civil da Guarda;
» I.C.E.P – apoio a iniciativas como feiras internacionais;
» Câmara Municipal de Seia;

São ainda desenvolvidas parcerias pontuais para a realização de alguns eventos com instituições como:
» Escolas Profissionais;
» Associações Congéneres, a saber,
- Apicultores,
- Criadores do Cão da Serra da Estrela,
- Cesteiros de Gonçalo,
- Associação de Artesãos do Sabugal,
- Associações de Desenvolvimento locais (ADL’s)
da região.

Autor:
administrador
Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

Associação de Artesãos da Serra da Estrela e Região Centro (c) 2010                                             Ideias Soberbas